Notas do Jeff

Um registro de fatos e idéias não tão comuns ou corriqueiros...

segunda-feira, janeiro 10, 2005

ETs no quintal de casa? Os cientistas ficaram malucos?

Deu na Folha de São Paulo de domingo, 09/01/2005. Caderno Mais, ótimo texto de Salvador Nogueira, da editoria de Ciência. Assinantes podem conferir no link: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0901200501.htm . O título era "ETs no quintal da humanidade". Uma linha fina ampliava um pouco mais o tema: "Pesquisadores argumentam que civilizações alienígenas podem ter deixado sinais de sua existência no Sistema Solar". E, como idéia central, alguns pesquisadores, cujo estudo foi publicado na prestigiosa Nature, defendem que se existem extraterrestres inteligentes e tecnologicamente avançados, seus indícios devem ser procurados por perto, em pequenos artefatos enviados e talvez estacionados emtre a Terra e a Lua. Tudo calculadinho, mostrando que é energeticamente mais viável que emitir um sinal para ser captado por iniciativas como o SETI, por exemplo.

Eu li estupefato essa matéria. Eu começo a leitura dominical da Folha de São Paulo pelo Caderno Mais! , especificamente na editoria +Ciência. E foi uma surpresa incrível. Um misto de satisfação e descrédito.

Satisfação pelo fato do tema ganhar algum espaço acadêmico. Quem me conhece sabe que não sou cético, no sentido acéptico do termo: para meia dúzia ou talvez um pouco mais de casos relativamente bem documentados da Ufologia, independentemente dos crassos erros de metodologia na pesquisa, não creio que entre as hipóteses elencadas (exceto por fantasmas, duentes e gnômos, claro) a HVA (Hipótese da Visitação Alienígena), dentre outras que possamos considerar altamente improváveis ( sobretudo basicamente diante da nossa atual tecnologia), possa ser sumariamente descartada. Vem desse pensamento, prá mim, a importância do assunto ganhar contornos científicos. Como disse Frank Drake certa vez, a mera possibilidade de algum dia encontrarmos extraterrestres, por mais distantes que estejam, vale o esforço de uma vida (foi mais ou menos isso...)

Daí que, sob esta ótica bem particular e subjetiva, a reportagem soou como um sinal de que, ressalvada alguma assimetria implícita entre um conceito e outro, ainda assim há espaço para o questionamento acadêmico e científico da possibilidade da presença de artefatos não terrestres no nosso Sistema Solar. Mas em seguida veio o descrédito para com aquilo que eu acabara de ler. Será Possível? O que propõem os dois cientistas, quanto ao local de "estacionamento" de pequenos (se não "nano") objetos, não soaria tão ou mais absurdo que a proposta de mais de 50 anos de "um bando de lunáticos" que, diante de um contexto histórico complexo e altamente repetitivo, postulam que não só existem tais objetos mas que, vez ou outra, talvez façam incursões na nossa atmosfera?

Se uma civilização alienígena tivesse resolvido o problema da energia para enviar um artefato até a distância estacionária entre a Terra e a Lua, depois de uma difícil e longa (ou não!) viagem interestelar, qual dificuldade teria de fazer com que tais objetos percorressem, por sua própria energia e propulsão, a ínfima distância que falta para "olhar" mais perto, colher mais dados e, quem sabe, até algumas amostras???

Não! Seria possível que aquilo tivesse sido publicado na Nature? Como? Como uma revista de tal envergadura e controle sobre a qualidade de seus escritos deixou passar uma matéria dessas? A julgar pelo tratamento destinado não aos ufólogos em si, mas ao conceito que norteia a existência de um campo de interesse denominado Ufologia, por que tal teoria dos pequenos-ou-nano-objetos (por favor, ninguém apelide de sonda, ok, senão estraga a brincadeira dos moços e eles têm que se retirar de campo pela pressão dos pares) não teria a mesma recepção na comunidade científica? Simplesmente porque é um produto acadêmico, com nomes respeitosos assinando, pesos PHD, ainda que não tenham a menor noção do que procuram ou como procurar, e tenham tido a científica idéia de apontar telescópios para o local?

Que absurdo! Mais um pouco e esses cientistas malucos vão dizer que é possível que alguns desses artefatos chegaram a colidir com algum planeta do Sistema Solar, talvez a própria Terra ou, quem sabe, até contemporaneamente à presença humana aqui, tenham suavemente aterrissado para depois regressarem ao seu "estacionamento" ou, pior, seu lugar de origem.

Quanto mais eu conheço mais eu acredito na ciência, como produto e ferramenta humana, para vencer paradigmas e transpor dogmas potencialmente perigosos ao desenvolvimento da nossa civilização. Mas também mais desacredito do senso comum dos cientistas... Onde estavam esses dois doidos de pedra e seus agora defensores quando populações inteiras de povoados em quatro estados brasileiros, em pânico, queixaram-se de "ataques" por pequenos objetos voadores que disparavam raios vermelhos causando sequelas mensuráveis, registros fotográficos e levando até ao início de uma operação (agora-já-não-mais)secreta da Força Aérea Brasileira nos idos de 76, 77, 78 e 79?

Ah, não podia. Tinha prato no nome da operação, e prato lembra disco. E disco vem de disco-voador, minha nossa! Esses incultos inventam cada maluquice...

::Via Desktop::
Publicado por: Jeffmart  # segunda-feira, janeiro 10, 2005  |