Notas do Jeff

Um registro de fatos e idéias não tão comuns ou corriqueiros...

quarta-feira, dezembro 24, 2003

Feliz Natal

Agora já é hora! Um feliz Natal! Não importa a crença ou a religião. O importante é aproveitar o clima dessa época para exercitar a solidariedade!

::Via Palm::
Publicado por: Jeffmart  # quarta-feira, dezembro 24, 2003  |  

Transgênicos?

Tá bem, Pam, esse cometário é atendendo ao seu pedido... Vi sim a publicidade da Monsanto. É lícita. Se é expressão da verdade e, mais ainda, se expressa a verdadeira ideologia da empresa, tratando os transgênicos como uma ferramenta de melhoria do mundo - e não apenas instrumento de obtenção de lucro - duvido.

O essencial nesta discussão sobre transgênicos, a meu ver, é determinar a segurança dos produtos geneticamente modificados. E o fato é que até hoje a Monsanto não providenciou o estudo de impacto ambiental do uso de sua soja (resistente ao herbicida vendido pela mesma empresa), como determina a legislação brasileira. Há de se questionar também quão benevolente pode ser, para a natureza e para a humanidade, a ideologia de uma empresa cujo produto estimula jogar mais veneno na lavoura. Aliás, veneno por ela produzido.

Não acho producente uma posição radical contra a pesquisa e, depois dela, o emprego de organismos geneticamente modificados. A bioengenharia representa um avanço importante do conhecimento e, como tal, pode significar progressos gigantescos, tanto na busca pela melhoria da qualidade de vida quanto na redução das desigualdades sociais.

É impossível impedir o avanço da ciência, mas é preciso zelar para que o conhecimento científico seja empregado com ética, respeito à vida e ao meio-ambiente. E quem determina onde esse conhecimento vai ser empregado somos nós, seres humanos.

::Via Palm::
Publicado por: Jeffmart  # quarta-feira, dezembro 24, 2003  |