Notas do Jeff

Um registro de fatos e idéias não tão comuns ou corriqueiros...

sábado, dezembro 04, 2004

Convergência

Poucas são as palavras com apenas um ou dois significados. Ao menos nas lí­nguas ocidentais. A que dá tí­tulo a este post aproveita-se de um dos significados mais recentes quando de seu emprego em contextos tecnológicos, já que este post foi enviado diretamente do celular, via e-mail. Só um teste :-)

::Via T68i (com acentuação corrigida no desktop, já que nem tudo é perfeito) ::
Publicado por: Jeffmart  # sábado, dezembro 04, 2004  |  

terça-feira, novembro 30, 2004

Prestadores de (des)serviço

Uma conspiração contra mim? Acho que sim. Ou, mais provável, a confirmação de que ninguém liga para qualidade nos serviços e o bom atendimento aos clientes. Foi isso o que me irritou - e muito - nas últimas duas semanas. Se eu fosse crédulo, talvez buscasse ajuda de uma benzedeira. Como não sou, estou pensando mesmo em contratar um advogado e sair cobrando reparações por danos morais e materiais de tudo quanto é prestação de serviços por aí.
Começou com o Speedy. Fiquei uma semana sem Speedy em casa (a central do Speedy simplesmente parou de reconhecer meu computador como usuário autorizado). Por mais que eu insistisse que o problema não estava na minha máquina, no provedor, no sinal ADSL e nem mesmo no primeiro servidor ao qual minha máquina se conecta (o problema era com o serviço de autenticação), o setor de diagnóstico da Telefonica não conseguia ir além da rotina básica de testes para terminar com uma marcação de visita técnica. Foi uma novela.
Depois foi o palm. Já é a segunda tela nova que apresenta problemas de sensibilidade e calibragem. Todo o mundo Palm elogia a tal empresa de manutenção, mas comigo estão pisando na bola. O serviço está na garantia, vou exigir outra até vir uma realmente boa, mas parece que o povo acha que o Palm e só fetiche para o cliente e pode ficar uma semana encostado (duas, no meu caso), sem fazer falta. Pior é que o camarada retruca do outro lado da linha, incrédulo: "ah, mas se essa também deu problema, não é a tela. Nossos testes não indicaram nada...". Pow, como não indicaram??? Já chegou todo descalibrado prá mim. Eles nunca usam o notepad nos testes? Bastam dois minutos de uso para perceber a descalibragem progressiva, em áreas diferentes nas duas telas já tentadas até agora (na original o problema era bem outro). Se fosse qualquer outra peça, o problema seria exatamente igual em todas as telas, já que essas não teriam defeito. É lógica simples...
A seguir o banco. Meu banco é uma espécie de banco virtual e está deixando de ser. A operação está sendo transferida para outra agência e conta (não me consultaram se eu queria outra agência, porque eu queria - ou melhor, preciso, já que a nova fica a uma hora de casa ou do escritório). E se eu não tivesse ligado para tirar uma outra dúvida não explicada na correspondência do banco, não saberia que nenhum dos cartões funcionaria a partir deste final de semana, diferentemente do que informou a cartinha do banco. Daí imagino quantos não foram os clientes que, sem terem ligado como eu, passaram por altos constrangimentos ao tentarem pagar compras e serviços neste final de semana.
Daí veio a Sky. Outra novela. Se eu não fosse um cara chato, insistente, persistente mesmo, a instalação concluída no último sábado, duas semanas depois do início das tratativas, nunca teria se concretizado. Técnicos e atendentes adoram dizer: "é, acho que é impossível mesmo". Mas não era.
Agora é a Telefonica novamente, num problema com a secretária eletrônica digital. Já liguei duas vezes e não conseguiram solucionar o defeito...
Por essas e outras percebi que o negócio é fazer o seguinte, em qualquer serviço que tenha uma central de atendimento ao cliente por telefone: se no primeiro contato as rotinas "pré-programadas" dos "robozinhos" do atendimento não resolverem, não adianta insistir ou discutir. Peça para falar com seu superior (normalmente um supervisor). O atendente tentará dissuadi-lo da idéia, mas se insistir - aí sim - ele vai concordar. Vai demorar, às vezes a linha cairá - mas você já está p#&@ da vida mesmo e pode ligar novamente (não é à toa que em geral internamente denominam esse atendimento de "retenção"). Conseguindo que o supervisor atenda, despeje o problema com toda a propriedade, mas sem injuriar. "Hay que ser firme, pero no perder la ternura..." Na maioria das situações, só assim estará mais próximo de uma solução.

::Via Desktop::
Publicado por: Jeffmart  # terça-feira, novembro 30, 2004  |  

domingo, novembro 28, 2004

Plogit não rola...


Não rola. Desisto. 0.11, 0.21, 0.22, em português ou inglês: nenhum funciona direito. Chega postar (versão 0.22 pt), mas dá mensagem de erro e reset. Curioso, porque funcionavam no IIIxe. De volta ao vagablog (argh)...

::Via Palm - Vagablog + T68i::
Publicado por: Jeffmart  # domingo, novembro 28, 2004  |