Notas do Jeff

Um registro de fatos e idéias não tão comuns ou corriqueiros...

sexta-feira, janeiro 23, 2004

Gelo, �gua, suspiro... a novela marciana!

Mais um pouco v�o dizer que esse blog � de astronomia. Mas fazer o qu�? Exceto pela reforma ministerial do Lula (9 mudan�as!), tem algo mais palpitante que a novela marciana acontecendo nesses �ltimos dois dias? Foi s� a NASA anunciar as dificuldades de contato com o rob� Spirit que uma equipe europ�ia anunciou ter descoberto gelo no planeta Vermelho. E agora � �gua congelada na superf�cie, n�o sob uma capa de g�s carb�nico nem no subsolo. A imagem que apareceu em diversos jornais � sugestiva.
Bom, a� foi a imprensa resgatar dois estudos do segundo semetre do ano passado, quando equipes independentes de cientistas anunciaram a forte possibilidade de �gua em estado l�quido ter provocado eros�o em alguns locais no solo marciano. E nada de milhares de anos atr�s, n�o! Entre 1998 e 2001!
A gota d'�gua da sexta-feira foi o an�ncio de que o Spirit suspirou... Quer dizer, deu sinal de vida(!?). N�o, n�o vida extraterrestre; "vida eletr�nica", do pr�prio rob�, que mandou a conta-gotas alguns dados para uma esta��o da Nasa na Espanha. Vai ver deu problema por causa da ferrugem, vai saber...

::Via Desktop::
Publicado por: Jeffmart  # sexta-feira, janeiro 23, 2004  |  

Recapeando V�nus

A Spirit voltando a funcionar? Parece imagem de Marte, mas n�o �! (Bom, �s vezes lembra o asfalto em algumas ruas aqui da minha cidade).

Superf�cie de V�nus

Essa foi chupada do �timo blog do site Ceticismo Aberto, do meu amigo Marcelo Kunimoto (aka). Um cara chamado Don P. Michell processou as raras imagens da superf�cie de V�nus obtidas pelas miss�es russas Venera, enviadas ao planeta na d�cada de 70, melhorou sua resolu��o e produziu resultados sensacionais.
O processo pode ser conferido no site: http://www.mentallandscape.com/V_Venus.htm

::Via Palm - Vagablog + DM160::
Publicado por: Jeffmart  # sexta-feira, janeiro 23, 2004  |  

Marte contra-ataca...

Se eu fosse supersticioso, e nem sequer imaginasse as barreiras t�cnicas a serem vencidas no caminho, n�o me surpreenderia se come�asse a achar que paira alguma maldi��o sobre a atmosfera marciana. E n�o � que o rob� Spirit deu problema? Poucas semanas antes foi o europeu Beagle. Isso sem contar os fracassos - uma por��o! - da �ltima d�cada. Supersticioso ou n�o, foi no m�nimo um grande azar, v�! [ = Lei de Murphy *(Gasto**2)]. Mas nem tudo est� perdido, por enquanto. Vale lembrar que o primo "pobre" da Spirit, o Soujourne, da miss�o Pathfinder, precisou de alguns "resets" e mesmo assim "viveu" quase dois meses, muito mais que as duas semanas inicialmente previstas. Quem sabe um "reboot" n�o devolve a Spirit � normalidade. Ih, "reset", "reboot"... Ser� que os t�cnicos abandonaram a nova diretriz das miss�es a Marte, a norma "mais r�pido, mais f�cil, e mais barato", e acabaram mandando essas maquininhas com por��es de c�digo Windows?

::Via Palm - Vagablog + DM160::
Publicado por: Jeffmart  # sexta-feira, janeiro 23, 2004  |  

quarta-feira, janeiro 21, 2004

Internet gr�tis no Palm

Bom, n�o � exatamente de gra�a, j� que paga-se a liga��o (e n�o � barato), mas ao menos n�o precisa provedor. A dica a seguir pode ajudar os "Palmeiros" que, como eu, ainda n�o entraram na Matrix via GPRS ou CDMA1X, onde se fala por "pacotes", n�o "por minutos". Depois que os discadores viraram moda, a vida ficou complicada para usu�rios de Palm (e em geral para qualquer plataforma n�o Windows). Mas � poss�vel conectar ao provedor gratuito iTelef�nica. A primeira dica � entrar no suporte on-line do site que eles informam os telefones de acesso para conex�o manual em qualquer cidade de abrang�ncia. J� tentei pedir a lista toda, mas a� empacam. � melhor pedir uma ou duas cidades por vez, ou conforme o uso, ou at� montar a sua rela��o das "mais mais".
Depois � configurar para conectar o Palm, como qualquer outra conex�o (seja via modem, IR, cabo ou bluetooth). O detalhe � que no nome de usu�rio, deve-se usar o e-mail iTelef�nica (sim, com @itelefonica.com.br depois de seu username!). Isso complica um pouquinho mais porque o campo de configura��o do username no Palm pode n�o ser suficiente para caber tudo, a� � preciso fazer a conex�o funcionar com um pequeno script. Eu estou usando o segunte:
          Delay: 1

Send: nome.usuario@itelefonica.com.br
Send CR
Delay: 1
Send Password
Send CR
End

N�o � bonito (n�o sei que diabos de prompt devo fazer o Palm aguardar, e os que tentei n�o funcionaram), mas funciona...

::Via Desktop::
Publicado por: Jeffmart  # quarta-feira, janeiro 21, 2004  |  

terça-feira, janeiro 20, 2004

Por falar em OVNIs...

Na madrugada de ontem atualizei o Portal/Revista Vigília, com duas longas e interessantes matérias na área de notícias. Uma, novamente achado da nossa colaboradora Andréia, fala sobre estudos da falsa memória e certamente suscitará polêmicas na discussão sobre abduções [se você não sabe o que é isso mas ficou curioso(a), reforço a sugestão para uma visita ao Vigília]. Outra aborda o aumento da incidência de relatos de avistamentos de OVNIs na virada de ano, alguns deles registrados em fotografias. Curioso que o volume é realmente atípico e não é exclusivo de uma região do planeta. Nos últimos dias, mais dois episódios clássicos da Ufologia também foram narrados na seção "Casos", pela nossa colaboradora Michelle, agora também produtora de um programa de rádio sobre mistérios em Curitiba. É o "Primeiro Contato", na Rádio Independência AM 1370.



::Via Palm - Avantgo + Hotsync::
Publicado por: Jeffmart  # terça-feira, janeiro 20, 2004  |  

segunda-feira, janeiro 19, 2004

Apari��es, fantasmas e interpreta��es

O amigo Jo�o Oliveira (RJ), companheiro de listas de Ufologia, reproduziu hoje em sua coluna no Caderno Dois do jornal O Di�rio mat�ria sobre OVNIs que foi publicada no Portal/Revista Vig�lia, com tradu��o da nossa colaboradora Andr�ia Tschiedel. A coluna (que pode ser lida on-line clicando aqui), fala ainda sobre apari��es ins�litas registradas em fotografia e como a interpreta��o pode induzir as pessoas ao erro.
Ali�s, este � um �timo pretexto para levantar a discuss�o sobre qu�o falhos s�o os sentidos humanos na percep��o da realidade, se � que tal coisa existe em outro plano que n�o o da subjetividade. Sob este aspecto, h� de se confiar na metodologia e pesquisa s�ria, pautada no conhecimento cient�fico, em busca de respostas para os grandes mist�rios da humanidade.
::Via Palm - Vagablog + DM106::
Publicado por: Jeffmart  # segunda-feira, janeiro 19, 2004  |  

domingo, janeiro 18, 2004

Alegria, alegria?!

Coisa medonha. Foi a defini��o que me ocorreu quando, ontem � noite, bom, na verdade hoje de madrugada, �s 3h30, zapeando na TV, vi pela primeira vez um tal programa "Alegria, Alegria", na Rede TV. Sintoma da triste realidade da programa��o da TV brasileira, carente de conte�do cultural. Havia quase mais gente se acotovelando no palco que na plat�ia. N�o d� nem pr� saber o nome certo do apresentador, porque enquanto o gerenciador de caracteres ("GC") mostrava "Daltro Cavalheiro", os cartazes na plat�ia e a parceira de palco o chamavam de "Dalto". A atra��o principal, o cantor "Salgadinho" (argh), n�o sabia se dublava ou cantava no microfone que n�o decidia se ficava ligado ou desligado. Para n�o dizer que n�o h� lado bom, o consolo � constatar que o espa�o para produ��o independente est� aberto e pelo jeito n�o est� t�o caro, bastando ser preenchido com boas id�ias e algum patroc�nio...

::Via Palm - AvantBlog + DM106::
Publicado por: Jeffmart  # domingo, janeiro 18, 2004  |  

Umbigo II

De volta ao "complexo de umbigo", este post � apenas para comemorar a inclus�o do servi�o de RSS, muito comum na rede hoje em dia (para quem n�o sabe o que � isso, sugiro uma visita ao site RSSficado) Para usar basta, copiar o atalho (link) do icone "XML" (em laranja, � esquerda) no seu "FeedReader" favorito. A sugest�o de incluir RSS foi do colega de listas sobre Palm, S�gio, que deixou a dica num coment�rio aqui no extinto sistema "BlogSpeak". Na verdade j� estava nos planos desde o in�cio, mas demorou um pouco porque eu n�o entendia nada de XML e acabei tendo que adaptar um script PHP para gera��o de conte�do XML que encontrei no Sportsblogs. A vers�o deles n�o funciona adequadamente com este blog pelo fato de haver altern�ncia entre posts com e sem t�tulo. Al�m disto, encontrei alguns "bugzinhos" no script. Bom, minha vers�o ainda est� em desenvolvimento e por hora n�o lida bem com caracteres especiais html, mas o processo todo est� sendo um �timo aprendizado para em breve oferecer RSS no Portal/Revista Vig�lia.

::Via Palm - Vagablog + DM106::
Publicado por: Jeffmart  # domingo, janeiro 18, 2004  |