Notas do Jeff

Um registro de fatos e idéias não tão comuns ou corriqueiros...

quarta-feira, fevereiro 25, 2004

ETs, presidentes e copas do mundo...

O Portal/Revista Vig�lia acaba de ganhar uma nova atualiza��o. Uma das mat�rias, reproduzida do Washington.com, com tradu��o da Andr�ia Tschiedel, fala sobre uma antiga teoria conspiracionista da Ufologia: o suposto encontro entre o ex-presidente norte-americano Dwight Eisenhower e extraterrestres (Leia aqui). Segundo os registros do servi�o odontol�gico da Casa Branca, no dia em quest�o, a sa�da n�o programada do presidente foi uma visita de urg�ncia ao dentista! Curioso como essas hist�rias come�am a se propagar.
Mas mesmo que n�o se acredite na maioria, h� de fato teorias conspiracionistas interessantes. Coincidentemente, neste chuvoso Carnaval (eu j� estava embolorando!), consegui finalmente assistir at� o final o filme "JKF, a pergunta que n�o quer calar" (� longo pr� caramba!). Se metade do que o filme mostra � baseado em entrevistas e investiga��es reais (o diretor defende que � bem mais do que metade), como a humanidade e, principalmente, a sociedade norte-americana, p�de engolir a hist�ria da morte do presidente John Kennedy pelas m�os de Lee Oswald? Tr�s tiros certeiros em 6 segundos com um rifle manual? Nem precisa ser especialista! Isso para mencionar apenas uma das muitas perguntas levantadas pelo filme/document�rio.
Bom, n�o devia estar t�o admirado. N�s brasileiros talvez precisemos um dia visitar os arquivos da ABIN - o servi�o de Intelig�ncia do Brasil - para descobrir o que realmente aconteceu ao Ronaldinho, o "Fen�meno", na Copa de 1998...
Pr� n�o ir muito longe e sem entrar no m�rito da quest�o (mas torcendo para que a apura��o continue, com ou sem CPI, depois desse Carnaval enxarcado), quem ser� que conseguiu uma fita da Infraero para expor o caso Waldomiro Diniz...? Ser� que esse her�i n�o conseguiria os rolos de filmes de OVNIs feitos pela secreta mas j� famosa Opera��o Prato, feita pela FAB na Amaz�nia, entre 77 e 79? Manda pr� mim! ;-)

::Via Desktop::
Publicado por: Jeffmart  # quarta-feira, fevereiro 25, 2004  |  

domingo, fevereiro 22, 2004

Crime no zool�gico

Coment�rio do editor de Ci�ncia da Folha de S�o Paulo, Marcelo Leite, em sua coluna Ci�ncia em Dia, no Caderno Mais de hoje: "Est� cada vez mais nebuloso o caso da morte por envenenamento de uma dezena de animais no Zool�gico de S�o Paulo. A investiga��o policial se arrasta, como de h�bito no pa�s, e a a��o (?) da pol�cia e da administra��o do parque foi incapaz de impedir uma nova onda de mortes, em que pereceu uma f�mea de orangotango, o 'homem da floresta'. At� quando?".
Absolutamente justificada sua vis�vel revolta, que deve ser a de todos os cidad�os conscientes. Ambiente fechado, acesso controlado, agente causador das mortes conhecido (veneno de rato). Est�o aguardando mais o qu� para empreender uma investiga��o eficiente e desvendar esse cruel mist�rio?

::Via Palm - Vagablg + DM160::
Publicado por: Jeffmart  # domingo, fevereiro 22, 2004  |  

O que vale como prova?

Visitando o blog Ceticismo Aberto (L�quito), especificamente um post sobre as fotos do j� not�rio ufo-fraudador su��o Eduard Billy Meyer, ocorreu-me o impulso de discutir o que seria uma prova v�lida para atestar a exist�ncia de Objetos Voadores N�o Identificados. Segundo as institui��es c�ticas Center for Inquiry-West [Centro para Investiga��o-oeste] e o IIG [Grupo de Investiga��es Independentes], em nota a respeito de Meyer, "para o registro, o Center for Inquiry-West e o IIG n�o reconhecem nenhuma fotografia de OVNI como boa evid�ncia de vida inteligente visitando este planeta. Evid�ncia fotogr�fica � muito incerta, j� que fotografias (e seus primos �ntimos, os v�deos e filmes) podem ser facilmente forjados e manipulados". Ora, o que vale ent�o? Quarquer tipo de prova pode ser facilmente manipulado. S� mesmo a apresenta��o de um alien em pra�a p�blica, com a cobertura da imprensa valeria? E ainda assim, com essa l�gica, n�o ter�o valor as imagens registradas pela imprensa!
Acho importante pontuar aqui, independente do fato de crer ou n�o na tese da visita��o alien�gena defendida pela Ufologia, que seu objeto de estudo � diferente, ao menos na forma, do objeto de estudos de uma pesquisa SETI, por exemplo. E provavelmente uma mensagem de r�dio n�o sirva como prova. � leg�timo questionar e testar a idoneidade do fot�grafo, o estado do equipamento, a exist�ncia ou n�o de outras evid�ncias, mas simplesmente recusar uma foto ou filme como prova seria como se o marido ou esposa tra�da alegasse cegueira quando o detetive lhe mostrasse fotos de sua esposa ou esposo na entrada do motel...

::Via Palm - Vagablog + DM160::
Publicado por: Jeffmart  # domingo, fevereiro 22, 2004  |