Notas do Jeff

Um registro de fatos e idéias não tão comuns ou corriqueiros...

quinta-feira, março 04, 2004

Bons flu�dos de Marte

A not�cia animou a comunidade cient�fica. A Nasa anunciou que as an�lises de rochas produzidas por um de seus robozinhos que passeiam no Planeta Vermelho neste momento permitiu concluir que o planeta j� teve �gua. Mas precisou a NASA dizer! Oras, duas equipes de pesquisadores independentes, uma europ�ia e outra australiana, j� tinham dito que Marte tem �gua em estado l�quido, conclus�o tirada a partir de imagens de uma mesma regi�o feitas em 1998 e depois em 2002. O que se viu foram marcas de eros�o por �gua. Bom, mas como era preciso impressionar mais - afinal, Nasa � Nasa - o segredo foi ventilar aquela nota bomb�stica (e meramente especulativa) de que o solo onde transita hoje o rob� Opportunity j� p�de abrigar vida... Ora, onde houve fuma�a, deve mesmo ter havido fogo! Melhor, onde teve �gua, deve mesmo ter havido vida... (T� bem, a conclus�o n�o � t�o direta assim, da� ser especulativa).
J� para os estusiastas da possibilidade de estarmos sendo visitados por alien�genas - que seriam bem maiores que bact�rias, diga-se, e n�o estariam viajando adormecidos em cometas e aster�ides, mas naves bem melhor elaboradas - a not�cia n�o empolga. As apostas s�o mesmo na ordem dos pr�ximos acontecimentos: 1. �gua existiu (esse j� foi)... 2. A vida existiu l�... 3. �gua ainda existe... 4. Existe vida(!)... 5. O SETI detectou um sinal alien�gena (!!!)... 6. Eles j� nos visitaram antes (Roswell? Rendlesham? Varginha?)... 7. Eles ainda nos visitam! Ah, se fosse f�cil assim, n�o? Mas vai saber!

::Via Desktop::
Publicado por: Jeffmart  # quinta-feira, março 04, 2004  |  

terça-feira, março 02, 2004

O complexo de Macuna�ma do cinema nacional

J� que o assunto da semana passada foi o Oscar perdido de "Cidade de Deus", aproveito o gancho para um coment�rio sobre cinema nacional. Finalmente ontem consegui ver o �timo "O Homem que copiava". Uma semana antes vira tamb�m "Lisbela e O Prisioneiro", outro �timo entretenimento. Mas curiosa mesmo achei a facilidade com que roteiros aparentemente ing�nuos e insuspeitos procuram nos fazer torcer por personagens que cometem crimes graves, roubam e assassinam de forma premeditada. Uma quase "apologia ao crime" - na falta de uma express�o menos exagerada - atitude da qual na minha opini�o o contundente "Cidade de Deus" conseguiu desviar com brilhantismo.
Pode parecer mero puritanismo meu, j� que por muito menos qualquer produ��o hollywoodiana faz jorrar muito mais sangue, mas talvez exista mesmo uma esp�cie de "complexo de Macuna�ma" em todo her�i nacional, fazendo com que seja vil�o, trasgressor e, ao contr�rio da "m�dia" internacional, quase sempre safe-se das piores situa��es sem ficar devendo - aos seus olhos e, for�adamente, do telespectador - coisa alguma para a lei ou a autoridade. E depois nos queixamos do r�tulo de afilhados da Lei de G�rson...

::Via Palm - Vagablog + DM160::
Publicado por: Jeffmart  # terça-feira, março 02, 2004  |  

segunda-feira, março 01, 2004

Sincronia do Palm em rede: funciona!

Lembro-me que algum tempo atrás vi alguns usuários de Palm reclamando nas listas de discussão não terem conseguido sucesso na tentativa de sincronizar o PDA via rede, funcionalidade adicionada ao programa que executa a sincronia, o PalmDesktop, acho que a partir da versão 4 (por padrão; antes também era possível, mas com a instalação de componente opcional). Na época (faz tempo mesmo!) acho até que era uma dúvida da GarotaSemFio, que montou a OdontoPalm, uma clínica odontológica toda turbinada com o uso dessas nossas maquininhas fantásticas.

Pois precisei utilizar esse recurso na rede do meu escritório, e não é que ele funciona que é uma maravilha?!! Para quem não dispõe de uma conexão sem fio na rede interna, tipo bluetooth ou WiFi, isso pode ser uma mão na roda! Em um cradle ou cabo instalado em qualquer micro com acesso à rede, e seu Palm corretamente configurado, o PalmDesktop localiza seu PC e sincroniza certinho todos os aplicativos, inclusive aqueles cujos conduites não estejam instalados no computador que você esteja usando com "ponte".

O segredo está nos detalhes da configuração. Primeiro, o PalmDesktop em seu PC e no PC "ponte" devem estar com o hotsync na modalidade "Network" ativa. No seu PC, onde você costuma fazer a sincronia local, certifique-se de que a configuração (opção "setup") de hotsync via "network" no seu PC, para o seu usuário, aponta corretamente para o seu endereço de ip na rede interna. Talvez seja preciso colocar manualmente a máscara de sub-rede ("mask"). Depois, no Palm, na tela do aplicativo "Hotsync", entre no menu e veja se, em "Primary PC Setup", os dados aparecem iguais aos do seu PC local: o nome do computador, o IP e a "mask". Para quem costuma sincronizar com mais de um PC, em casa e no trabalho por exemplo, é comum o nome do PC na rede da empresa estar errado no Palm, aí é preciso trocar manualmente. Ainda no menu, entre em "LANSync" e deixe ativa a opção "LANSync". Pronto, agora o hotsync com o seu computador deverá funcionar a partir de qualquer computador pendurado na rede e que tenha o PalmDesktop instalado.

Esse recurso pode representar uma ferramenta valiosíssima quando, por exemplo, um compudador central deve dar acesso às agendas ou dados de váios usuários, sem o inconveniente de ser necessário sincronizar todos os Palms num único cradle (berço) e sem precisar comprar nenhuma das caras soluções de rede disponíveis para essa função...

::Via Palm - Avantblog + Hotsync::
Publicado por: Jeffmart  # segunda-feira, março 01, 2004  |